sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Motociclismo e + sobre o assunto .


Já é hora de se falar sobre a paixão que move cada um de nós por aqui.



O motociclismo é a modalidade esportiva que envolve o uso de motos em diversas formas competitivas como velocidade, motocross e outras.
A primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento aconteceu no dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra.
 A prova, chamada de Motorcycle Scrambles, foi o nascimento do motociclismo de competição. 
Aliás, os ingleses criaram a expressão "Se existe alguma coisa melhor que motocicleta, Deus guardou-a para si no céu" ("If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven").
Em 22 de dezembro de 1904, é criada a Federação Internacional de Motociclismo. 
Porém, somente após a 2ª Guerra Mundial que começou a ser realizado o campeonato mundial. 
O torneio das nações começou a ser disputado em 1947, o Mundial de Cross, em 1957.
O maior campeão da modalidade foi o italiano Giacomo Agostini, com 15 títulos mundiais em várias categorias. 
O nome de Giacomo Agostini está indissoluvelmente ligado ao da marca MV Agusta.
No Brasil o termo "motovelocidade" é usado para denominar as competições em autódromos ou circuitos asfaltados, já em Portugal usa-se a expressão "motociclismo de velocidade" ou simplesmente "velocidade".
 É praticada com motos de rua preparadas ou protótipos de competição.


Moto clube ao contrário do que os leigos e desinformados pensam não é um grupo de motociclistas que se reúnem para lazer e seus integrantes usam nas costas um brasão por estética! Moto clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição. Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube das centenas de grupos populares que existem. Podemos citar como exemplo os "caçadores de troféus", ou seja, grupos ou pessoas que vestem colete e um brasão qualquer nas costas sem saber seu real significado apenas para conseguir lembranças em eventos.

O uso do Brasão ,ou, escudo no colete. Sendo de couro ,ou não. Independente de gosto.


O significado do escudo ou colete para alguns é simplesmente um adorno, brinco, anel, pulseira ou o que o valha, algo que se veste para ficar mais bonito ou parecer mais importante, ir viajar, passear ; Mas qual é o verdadeiro significado de um escudo! O escudo de um Moto clube é sua bandeira suas cores,
representam seus ideais em comum ,para vestir um escudo se deve ter em mente a sua história suas conquistas os seus antecessores os quais lutaram por ele, dando o respeito necessário para ser admirado,,.O escudo é a assinatura de um grupo/clube ,portanto é como  um cheque o qual pode ser assinado por todos que o conquistaram ,então não se pode admitir que se instale ao redor do escudo propagandas de cerveja, cigarros e coisas fúteis mundanas, que se misturam aos ideais do clube,.O colete/escudo deve ser respeitado como uma segunda pele ou um membro ;Membro é alguém dentro de um moto clube onde por mérito conquistou a duras penas o direito de vestir o colete, é alguém que dentro de um MOTO CLUBE / MOTO GRUPO  pilota e tem moto, ama estrada, ama seus ideais e seu clube acima de vaidades pessoais.



Estilos de motos, cada um ,curtindo do seu jeito .

CUSTOM
São as motocicletas mais comuns em moto encontros, com um visual (normalmente) clássico, que remete as décadas de 60 e 70, as custom, são motos que priorizam o conforto ou invés da velocidade. Normalmente adornadas por seus proprietários, esse é o estilo de moto que mais se parece com seu dono, devido aos inúmeros apetrechos e na possibilidade de tornar a moto única.


BOBBER
São caracterizadas por serem bem rústicas, pois as primeiras motos desse estilo eram "rabo duro" (sem amortecedor traseiro), o centro de gravidade é bem baixo, sem o para lama dianteiro, seu tom de pintura bem peculiar, haja vista que eram utilizadas até 14 camadas de tinta (a moto ficava com o tom de cor parecido com o de panelas esmaltadas






ESPORTIVAS / SPORT
Essa é fácil de identificar, equipadas com carenagem e um design futurista, as esportivas são motos que priorizam o desempenho. Possuindo dentre 2 até 4 cilindros, as esportivas, são motos de corrida produzidas para andarem nas ruas. Uma das peculiaridades desse segmento do motociclismo é a implantação de altas tecnologias na moto, como: freios de cerâmica, escapes feitos de titânio ou fibra de carbono.



 
CHOPPER
Com o final da segunda guerra mundial, os soldados Norte Americanos, começaram a “cortar” (chop) tudo aquilo que era desnecessário em suas HARLEY e INDIAN, dessa forma suas moto ficavam mais rápidas e ágeis (mais parecidas com as motos européias). Mas com o decorrer dos anos as choppers ganharam alguns apetrechos como cromados exuberantes, bengalas longas e um grande ângulo de caster.
    


GRAN TURISMO / TOURING
Estilo de motos, voltado ao público estradeiro, são caracterizadas pelo seu grande porte e a quantidade infinita de acessórios voltados ao conforto dos tripulantes. Esse grupo tem como integrantes a GL 1800 GOLDWING, BMW K1200 LT, HARLEY DAVIDSON ELECTRA GLIDE ULTRA...


Bem, existem inúmeros outros estilos. 
Logo,falaremos sobre outras. 
Temos ainda, As Trail, Cross, Underbones, Rat Bikes,e por aí vai...
Abrss


Gervazo HB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário